terça-feira, 4 de novembro de 2014

texto dissertativo-argumentismo baseado no PLT 285

Proposta: A escola não é um espaço neutro e o professor deve ser um intelectual transformador. Sendo assim, discutir quais são as dificuldades atuais para implantação do trabalho participativo no cotidiano escolar.

A escola é entendida, num primeiro momento, como espaço de formação em relação ao qual existe respaldo social e para o qual se enviam as crianças, desde tenra idade, ingressando ainda na educação infantil, para que ali permaneçam por alguns anos. Como profissionais da educação devemos ensinar nossos alunos que o conhecimento e o que se aprende na escola são trabalho de muitas gerações e que o conhecimento é uma herança que usufruímos pelo resto de nossas vidas. O professor deve estar como intelectual transformador para a formação do aluno como cidadão crítico. A sociedade vem sofrendo grandes transformações em sua estrutura social, passando a exigir da escola a formação de um novo aluno, capaz de atuar na sociedade, de maneira a transformá-la. Nas últimas décadas tem sido discutido um novo projeto de educação para o Brasil, como forma de enfrentar o desafio de constituir-se uma educação de qualidade para todos.
Umas das possíveis dificuldades encontradas no espaço escolar e a implantação do trabalho participativo no cotidiano escolar devido à falta de interesse e comprometimento de muitos pais, que deixam de lado as questões de aprendizagem e educação de seus filhos, passando assim a responsabilidade para o educador.
O professor transformador deve ser pró-ativo, reflexivo, questionador, e tentar entender as dificuldades que interferem na aprendizagem dos alunos, tendo em vista a sua realidade, ou seja, a comunidade onde a escola está inserida e o nível social.
Sendo assim o educador deve procurar mediar e facilitar o processo do ensino e aprendizagem fazendo uso de pequenas intervenções e métodos didáticos, com uma linguagem de fácil compreensão dependendo do nível social (comunidade), e ao mesmo tempo criando situações onde os alunos passam a ser mais participativos, fazendo com que sua criatividade e potencial sejam explorados e ao mesmo tempo deve se conscientizar os alunos e suas famílias, bem como a comunidade em geral da importância da interação junto à escola.
A pedagogia forma cidadão, e, somado a filosofia a pedagogia torna-se de grande importância para que o educador não forme apenas cidadãos, e sim, cidadãos pensantes, críticos e reflexivos.


“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Paulo Freire











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